O DESENVOLVIMENTO F SICO MOTOR
Prof.ª Dr.ª Rita Melissa Lepre
Departamento de Educação
Faculdade de Ciências – Unesp - Bauru
O DESENVOLVIMENTO
FÍSICO-MOTOR
Nosso organismo biológico é a infra-estrutura em que se assentam nossos processos psíquicos.
O desenvolvimento físico abre, constantemente, possibilidades evolutivas e impõe limitações às mudanças possíveis em cada momento. FATORES ENDÓGENOS: lógica biológica, organização, calendário maturativo. FATORES EXÓGENOS: meio sócio-cultural, ambiente.
COLL, C. (et.al.) Desenvolvimento psicológico e educação: psicologia evolutiva. 2.ed. Porto
Alegre: Artmed, 2004.
MARTINS, G. D. F.; VIEIRA, M. L. Desenvolvimento Humano e Cultura: integração entre filogênese, ontogênese e contexto sociocultural. Estudos de
Psicologia, 15(1), jan./abr. 2010, 63-70.
É necessário considerar o desenvolvimento como um fenômeno nãolinear, como um processo de mudança progressiva que ocorre com base nas interações estabelecidas dentro de um contexto, sendo que tais interações envolvem fatores biológicos, psicológicos, sociais e culturais.
(p.64).
É possível integrar aspectos da história filogenética do ser humano e da sua história de desenvolvimento ontogenético, considerando o contexto sociocultural onde o indivíduo está inserido. (p.69).
“Cada um de nós inicia a vida como uma única célula, não maior que a cabeça de um alfinete.” (COLE e COLE,
2003, p. 24). Quando uma mulher engravida é porque um óvulo foi fecundado por um espermatozóide.
Juntos, óvulo e espermatozóide formam um zigoto que contem 46 cromossomos, dos quais, 23 foram enviados pelo pai e 23 foram enviados pela mãe. Nos cromossomos estão contidos os genes que são a base da hereditariedade e representam todas as informações genéticas do novo indivíduo.
Desenvolvimento Pré-natal
O desenvolvimento pré-natal refere-se ao desenvolvimento dentro do útero materno. Há 03 períodos principais no desenvolvimento prénatal:
- O período de ovo (germinal): este período inicia-se com a