O DESENVOLVIMENTO MOTOR NO PRIMEIRO ANO DE VIDA
O desenvolvimento motor é considerado como um processo sequencial, contínuo e relacionado á idade cronológica, pelo qual o ser humano adquire uma enorme quantidade de habilidades motoras, as quais progridem de movimentos simples e desorganizados para execução de habilidades motoras altamente organizadas e complexas.
O controle motor descreve os mecanismos que o SNC utiliza para mover segmentos do nosso corpo e manter a postura de acordo com os objetivos de determinada tarefa.
O desenvolvimento motor tem uma característica crânio-caudal. Isto significa que a criança primeiro adquire a capacidade de firmar o pescoço, a seguir o controle do tronco e membros superiores, para, finalmente adquirir controle dos membros inferiores.
Recém Nascido
Estarão presentes vários reflexos, como o de Moro, RTCA, Preensão palmar e plantar, Sucção, Cutâneo plantar em extensão e Reflexo de busca, além da reação de Galant.
Postura: Flexora fisiológica. As mãos estarão fechadas e a cabeça lateralizada. Os braços próximos do corpo e oponência dos polegares. Quando colocado em postura de pronação, consegue liberar a via aérea. O movimento do recém-nascido ocorre em bloco e suas pernas assumem a posição de abdução.
1° Mês
É o início da coordenação mão e boca. O bebê quando colocado em pronação consegue liberar a via aérea. Nessa fase está se preparando para começar a ativar a glenoumeral.
Decúbito dorsal: Postura fisiológica diminuída. Flexão de coxofemoral, flexão de joelho, flexão dorsal, flexão de ombro, flexão de cotovelo, mãos fechadas. RTCA- a criança não consegue manter a cabeça na linha média. As mãos estão fechadas.
Decúbito Ventral: Começa a experimentar a sustentar a cabeça.
Postura sentada: Não tem controle de cabeça, não possui retificação de tronco, cifose lombar e não tem reação de equilíbrio.
Postura em pé: Reflexo de positiva de suporte e Reflexo de marcha.
2° Mês
Decúbito Dorsal: A cabeça começa a se aproximar da