O DESENVOLVIMENTO CORPORAL DA CRIANÇA
A CRIANCA E O MOVIMENTO: ATIVIDADES E BRINCADEIRAS CORPORAIS NO DESENVOLVIMENTO INFANTIL.
MANAUS
2014
A CRIANCA E O MOVIMENTO: ATIVIDADES E BRINCADEIRAS CORPORAIS NO DESENVOLVIMENTO INFANTIL.
MANAUS
2014
INTRODUÇAO
Este trabalho tem como objetivo analisar como ocorrem as praticas físicas realizadas por crianças de uma determinada escola municipal em Manaus no ano de 2013.
Visando os problemas e dificuldades que uma escola publica apresenta para realizar tais praticas.
A pesquisa será desenvolvida lembrando as palavras de Wallon (1995) em que o movimento não é puramente um deslocamento no espaço, nem uma simples contração muscular, e sim, um significado de relação afetiva com o mundo. Deixando claras nossas preocupações, pois ao realizarmos uma pesquisa exploratória constatamos que as crianças praticavam seus jogos e brincadeiras sem uniforme e material adequado, em um local que não era considerado propício, sem aderência e às vezes sem o monitoramento de um profissional de educação física para instruí-los de forma correta nessas práticas. Com a perspectiva de que através da conscientização a gestão da escola, os pais e o governo busque um investimento maior para que as crianças não sofram consequências com o resultado negativo que esses fatores possam ocasionar-lhes futuramente.
Visando que a pratica física tem grande influência no desenvolvimento da criança, pois é através dela que a criança integra os dados sensitivo-sensoriais que lhe permite adquirir a noção do seu corpo e a determinação de sua lateralidade.
Desta forma buscaremos analisar como são realizadas as praticas das atividades físicas na escola Municipal, como a coordenação pedagógica e a gestão reagem diante da falta de condições para a realização de praticas física na escola. Observaremos a reação das crianças com a atividade e o ambiente que lhes é oferecido. Relataremos de que maneira é