O desafio de promover a aprendizagem significativa
PROFª. ELIZANGELA TONELLI
10 Dez. 2013
JOCIMAR MENDES RAMOS
RESENHA CRÍTICA: O DESAFIO DE PROMOVER A APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA
RIPPLINGER, T.; BRANCHER, V. R. Aprendizagem significativa e o ensino da matemática: Algumas reflexões, Rio Grande do Sul: UFMS, 2006, p.1-8.
Acadêmica do curso de Licenciatura em Matemática Plena, Tiéle Ripplinger em seu estágio supervisionado em uma escola da rede municipal de ensino de Santa Maria descreve em seu artigo “Aprendizagem significativa e o ensino da Matemática: algumas reflexões” maneiras de contextualizar os conteúdos da Matemática relacionando-os com a realidade dos alunos e com os conhecimentos matemáticos que eles possuem como forma de motivá-los a aprender a matemática de uma maneira significativa.
A atuação de ensino nas escolas deixa claro que os alunos se mostram cada vez mais desmotivados resultando em dificuldades de concentração e conseqüentemente na aprendizagem.
A motivação é importante tanto para os alunos quanto para os professores. E este é um desafio, pois é importante encontrar as mais variadas condições que motivem o aluno a apresentar o desejo pela aprendizagem. A estagiária encontrou os mais diversos alunos, sendo que boa parte não gostava de matemática sendo que o desgosto era gerado pelo fato dos alunos estarem muito centrados nos livros e sem vista para a realidade fora da sala de aula.
Diante desse desafio a estagiária resolve ensinar a matemática de uma maneira que os conteúdos fossem aprendidos com maior facilidade e a primeira atitude dela foi deixar de lado o livro- texto elaborando as aulas com mais liberdade e com as mais diversas bibliografias sempre mantendo os alunos próximos de sua realidade.
As aulas eram elaboradas com utilizando-se de alguns livros, nunca com o mesmo referencial, buscando sempre relacionar os melhores tópicos com conteúdos já trabalhados com os alunos. Utilizava-se como recursos algumas situações do cotidiano para a