O DATASUS Trabalho
A mensuração do estado de saúde da população é uma tradição em saúde pública. Teve seu início com o registro sistemático de dados de mortalidade e de sobrevivência (Estatísticas Vitais - Mortalidade e Nascidos Vivos). Com os avanços no controle das doenças infecciosas (informações Epidemiológicas e Morbidade e com a melhor compreensão do conceito de saúde e de seus determinantes populacionais, a análise da situação sanitária passou a incorporar outras dimensões do estado de saúde.
Dado de morbidade, incapacidade, acesso a serviços, qualidade da atenção, condições de vida e fatores ambientais passaram a ser métricas utilizadas na construção de Indicadores de Saúde, que se traduzem em informação relevante para a quantificação e a avaliação das informações em saúde.
Nesta seção também são encontradas informações sobre Assistência à Saúde da população, os cadastros (Rede Assistencial) das redes hospitalares e ambulatoriais, o cadastro dos estabelecimentos de saúde, além de informações sobre recursos financeiros e informações Demográficas e Socioeconômicas.
O DATASUS tem seguido a política superior de deixar disponíveis todas as informações em saúde. Hoje o grande conjunto de informações tem sido utilizado por estudiosos da saúde no Brasil, na elaboração de estudos e teses de mestrado e doutorado. A Organização Mundial de Saúde – OMS e a Organização Panamericana de Saúde – OPAS, consideraram, conforme documento enviado ao DATASUS, que o conjunto de informações sobre saúde hoje disponível é um dos mais completos existentes no mundo. Merece destaque neste aspecto a integração entre o DATASUS e o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística - IBGE