O cão
O cão (Canis lupus familiaris), no Brasil também chamado de cachorro, é um mamífero canídeo e talvez o mais antigo animal domesticado pelo ser humano. Com expectativa de vida que varia entre dez e vinte anos, o cão é um animal social que, na maioria das vezes, aceita o seu dono como o "chefe da matilha" e possui várias características que o tornam de grande utilidade para o homem. A afeição e a companhia deste animal são alguns dos motivos da famosa frase: "O cão é o melhor amigo do homem", já que não há registro de amizade tão forte e duradoura entre espécies distintas quanto a de humano e cão.
Anatomia do sistema nervoso dos cães.
No sistema nervoso dos cães, os impulsos elétricos viajam através das fibras nervosas, transmitindo mensagens a células e órgãos. Os neurotransmissores químicos fazem a comunicação entre os diferentes tipos de células nervosas e outros tecidos com os quais comunicam, tornando o sistema nervoso numa rede bastante complexa.
Nos mamíferos, o sistema nervoso divide-se em várias partes. O sistema nervoso central é constituído pelo cérebro, ponte cerebral e espinal medula. O sistema nervoso periférico inclui os nervos que saem do cérebro para o pescoço e cabeça e também os outros nervos que saem e entram na espinal medula. Estes nervos transportam mensagens do Sistema Nervoso Central para outras partes do corpo, como os membros ou a cauda. Os impulsos nervosos viajam do cérebro para a espinal medula, saem através dos nervos periféricos para os tecidos, e fazem o caminho inverso de volta até ao cérebro.
Os nervos periféricos que partem do cérebro e da espinal medula chamam-se nervos motores. Estes nervos controlam o movimento dos músculos, a postura e os reflexos.
Nervos sensoriais - Os nervos periféricos que retornam ao cérebro. • Estes nervos transmitem informação (ex: sensação de dor) desde as estruturas do corpo de volta para o sistema nervoso central.
O sistema nervoso autônomo compreende um outro grupo de