O caos
Mas o que a teoria do caos tem a ver com tudo isso? – Tudo!
O significado da palavra Caos é: Estado de absoluta confusão, uma bagunça irremediável.
Vocês conhecem a Teoria do Caos? Ela foi inventada pelo norte-americano Edward Lorenz, em 1963, mas só ganhou notoriedade de fato nos tempos atuais com o filme Efeito Borboleta, que no caso vocês devem se lembrar, já que fez tanto sucesso; principalmente o primeiro, digo principalmente porque os outros da série, bom, eu particularmente não gostei tanto. Mas então, logo no inicio do filme Efeito Borboleta, ele apresenta uma das mensagens mais assustadoras para matemática, física e filosofia: o bater das asas de uma borboleta em um canto do mundo pode influenciar em definitivo a ordem natural das coisas e culminar com um tufão do outro lado do mundo. Basicamente essa é a base da teoria.
O que pouca gente sabe, no entanto, é que há uma complexa linha de raciocínio por trás desta teoria. Vou tentar explicá-la a vocês.
Lorenz era meteorologista, filósofo e matemático, e constatou pela primeira vez que certos fenômenos não poderiam jamais ser descritos segundo lógicas da física ou da matemática. Justamente na área de seu conhecimento como meteorologista, que teve sua primeira observação que deu início a teoria; como foi isso? Lorenz fez um calculo matemático colocando todas as variáveis possíveis para prever como seria o próximo ano com relação ao clima/tempo; mas seus cálculos se mostraram completamente ineficientes, pois ele não contava que depois de tantas casas decimais em suas variáveis, ainda sim elas seriam relevantes, mostrando por si um resultado completamente diferente. Como posso explicar isso melhor? Uma variável completamente ignorada, pode