O Custeio Por Absor O TABELA NOVA
Aluno (a):Tanny Cristine Dos Santos de Almeida.
Matricula: 2013 07212841.
Professor (a): Cláudia Horbilon.
Matéria: Contabilidade de Custos.
2/2014.
O Custeio por Absorção é muito importante para os contadores, pois as empresas são obrigadas a apresentar suas demonstrações para o “fisco” utilizando-se desse critério.
Para Crepldi o custeio por absorção é o método derivado da aplicação dos princípios fundamentais de contabilidade e é, no Brasil, adotado pela legislação comercial e pela legislação fiscal.
O método de custeio por absorção é aquele que apura o valor dos custos dos bens ou serviços, tomando como base todos os custos da produção, podendo apropriar os custos fixos e variáveis aos produtos, assim os produtos fabricados absorvem todos os custos incorridos de um período.
Para a apuração dos custos é preciso separar os gastos do período em despesas, custo é investimento; as despesas não são apropriadas aos produtos e sim lançadas na demonstração do resultado do exercício, por estarem relacionadas a geração de receita e a administração da empresa; os custos são apropriados aos produtos e os investimentos são ativados. Depois, consiste em separar os custos diretos e indiretos; os custos indiretos são apropriados por meio de rateio.
O rateio é um artificio empregado para distribuir os custos que não conseguimos identificar diretamente com os produtos; critério de rateio é a base utilizada para a distribuição dos custos, ou seja, é o fator pelo qual dividimos os CIFs. Exemplo de base utilizada: Unidades produzidas; horas de MOD; horas de uso direto da maquina; valor da MOD matéria- prima consumida; horas direta de serviços prestados; QW-hora energia elétrica; números de funcionários.
Exemplo:
Vantagens do Custeio por absorção:
• Considera o total dos custos por produto;
• Formação de custos para estoque;
• Permite a apuração dos custos por centros de custos.
Desvantagens do Custeio por Absorção:
• Poderá elevar