Sistema Nervoso Perif Rico
-Conceito: Sistema Nervoso Periférico (SNP), parte do sistema nervoso que se encontra fora do Sistema Nervoso Central (SNC). Constituído por fibras (nervos), gânglios nervosos e órgãos terminais. Diferentemente do SNC o SNP não se encontra protegido pela barreira hematoencefállica.
-Definições: É graças ao SNP que o cérebro e a medula espinhal recebem e enviam informações e nos permite ter reações as diferentes situações que ocorrem tanto no meio externo quanto no meio interno. O SNP organiza-se em plexos e funções, pode ser dividido em duas classes diferentes dependendo da origem e terminação dos terminais nervosos que o constituem.
-Divisões: O SNP é dividido em dois sistemas, o Sistema Somático e o Sistema Autônomo. Sendo que o segundo ainda é subdividido em Simpático e Parassimpático.
*Sistema Somático: O Sistema Somático possui neurônios sensoriais e neurônios motores, os neurônios motores do sistema atuam controlando os músculos esqueléticos ( ligados aos ossos )
*Sistema Autônomo: O sistema Autônomo é exclusivamente motor e seus neurônios são responsáveis por comandar os músculos lisos ( localizado na parede dos órgãos ). Esse sistema está dividido em Simpático e parassimpático e geralmente atuam simultaneamente de modo que possuem ações contrárias, um estimula e o outro inibe.
*Sistema Simpático: Estimula ações que permitem o nosso organismo reagir a situações de estresse, como por exemplo a reação de lutar, fugir ou uma discussão, essas ações incluem; aceleração dos batimentos cardíacos, aumento da pressão arterial e adrenalina, e processam de forma automática independente de nossa vontade. É constituído de dois grupos de neurônios, os pré-ganglionares e os pós-ganglionares. Os neurônios pré-ganglionares encontram-se na medula espinhal nos níveis de T1 e L2, já seus neurônios pós-ganglionares encontram-se próximos a coluna vertebral, por isso a existência de uma fibra pré-ganglionar curta e uma pós-ganglionar longa. O