O cuidado de crianças com diabetes
Greice Demétrio Santana
Professora Maria Geraldina Venancio-Tutor Externo
Centro Universitário Leonardo da Vinci - UNIASSELVI
Curso SESO012 – Prática do Módulo III
11/06/11
RESUMO
Este trabalho tem como objetivo contribuir para a produção do conhecimento sobre o trabalho do profissional de Serviço Social, identificar e demonstrar a importância do Assistente Social dentro do Instituto de Crianças com Diabetes[1]. Colaborar com apresentação e divulgação do Instituto para os o publico acadêmico. Apontar as necessidades do (a) Assistente Social neste local em relação ao seu processo de trabalho. Conhecer o perfil do publico alvo que utiliza o ICD e suas características e contextualizar as informações adquiridas nesta pesquisa de campo.
Palavras-chave: Processo de trabalho do Assistente Social, Lei Orgânica do Assistente Social, Instituto de Crianças com Diabetes.
1 INTRODUÇÃO
Este trabalho traz primeiramente o relato sobre o Instituto de Crianças com Diabetes seu perfil, seu publico alvo e as característica desta instituição.
Em um segundo momento, conceituo o trabalho do Assistente Social em diferentes espaços, enfatizando a importância deste profissional suas competências. È de grande importância conhecer e saber as leis que auxiliam e regem a profissão.
No terceiro momento, descrevo o trabalho do Assistente Social dentro do ICD, programas e projetos realizado para os pacientes.
Por fim, analiso a entrevista e a visita realizada em campo. Com considerações particulares sobre o processo de trabalho do Assistente Social no ICD.
2 O INSTITUTO DE CRIANÇAS COM DIABETES
O Instituto da Criança com Diabetes foi construído com o apoio e recursos financeiros das empresas, pessoas físicas e dos governos municipal, estadual e federal. Com o slogan “Aqui se aprende a vencer”, nasceu o Instituto da Criança