O cubismo de georges braque
Violino e Cântaro
Trabalho elaborado por:
Marina Conceição 12ºD nº14
1- Identifique a obra apresentada.
A obra apresentada é “Violino e Cântaro” de 1910-1912, da autoria do pintor francês Georges Braque (1882-1963). O quadro representa uma natureza morta, executada a óleo sobre tela com dimensões de 117 x 73,5 cm.
Atualmente, o quadro situa-se no Museu de Arte na Basiléia.
2- Apresente, em traços gerais, o clima artístico que, à época, rodeava o pintor.
O clima artístico que na época rodeava o pintor era Cubismo. Desde a segunda metade do século XIX que os pintores trabalhavam com uma independência crescente, produzindo aquilo que mais queriam, sem quaisquer problemas .
Esta atitude, que representou um ponto de viragem na história da arte ocidental, teve particular expressão em França. O Cubismo apareceu já no século XX
(1907) em Paris, influenciado pelo geometrismo de Cézanne. Existe dois tipos de cubismo: o Cubismo Analítico e o Cubismo Sintético. No cubismo analítico a imagem natural das pessoas e dos objetos é reduzida a formas geométricas, há uma aniquilação total das leis da prespetiva, as figuras são decompostas em planos geométricos que apresentam vários ângulos de visão do mesmo objeto e há uma utilização quase exclusiva de 3 cores que são o castanho, o branco e o azul. No cubismo sintético há uma simplificação das composições, utilizam diversos matérias e cores variadas e intensas.
3- Descreva o quadro.
O quadro de Braque mostra-nos um jarro e um violino fragmentados em formas geométricas, como se estivessem aos pedaços usando a cor azul, o cinzento, o branco e o castanho e não procuram passar a ideia de profundidade . As formas e a deformidade estão num mesmo plano e dão a possibilidade de uma visualização simultânea dos lados dos objetos retratados. Em cima é possível ver um cântaro, onde a sua estrutura se encontra sem volume aparente, desmembrada e espalhada pelo quadro, sem critério. Por baixo é