O corpo fala
Existem várias formas de linguagens, e sem querer desenvolvemos uma forma de linguagem silenciosa, a todo o momento estamos enviando mensagem pelo corpo, dizendo sem palavras.
Os seus gestos dizem muito sobre você, alguns desenvolvem mais habilidade outros menos, mas todos possuem linguagem corporal, nosso corpo conta muito sobre nós, o que sentimos, o que pensamos, nossas atitudes.
Falamos através das mãos, com o olhar, com o tom de voz, com a roupa que vestimos, através de muitos detalhes, apenas precisamos parar para ouvir nosso corpo.
Para analisarmos uma linguagem corporal, precisamos estar atento a toda a situação, para saber se o que estão falando com palavras condiz com os gestos do corpo. Essa linguagem nos permite entender o outro e também a nós mesmos.
Pelos gestos nós podemos mostrar ser mais autoconfiante, responsável, corajoso, entre outros, de fato mostramos o que se passa no nosso intimo, e que por muitos passam despercebido.
Segundo a história, uma figura que representa a linguagem corporal seria a “esfinge”, casa parte da esfinge representa uma parte do homem, o corpo de boi que representa o abdômen: vida extintiva e vegetativa, o tórax de leão que representa a vida emocional, e as asas de águia que representa a cabeça, e a cabeça de homem que representa todo o conjunto, a consciência e o domínio dos três anteriores.
Para dominar a linguagem dos gestos, é preciso passar por alguns estágios: Homem Boi: o boi não tem emoção, ele é a parte da sobrevivência, a parte física e biológica, que é essencial; Homem Leão: o leão é mais emoção, felicidade e tristeza, está sempre em busca de seus sonhos, o leão por ser muito emocional até pode ser passional demais; Homem Águia: a águia é sabedoria, tudo planejado antes e calculado, a águia não tem sentimento e fria e calculista, representa apenas a parte