Radiologia
A irradiação com raios gama, além de ser aplicada em alimentos, é uma importante forma de esterilização de outros materiais como médico-hospitalares, cosméticos, fármacos e medicamentos, fitoterápicos e turfas.
O processo utilizado nesse tipo de esterilização é o mesmo utilizado na irradiação de alimentos, ou seja, se utiliza uma fonte de cobalto-60 (isótopo radioativo do cobalto-59). É importante mencionar que por seu poder de penetração o processo de esterilização com raios gama pode ser feito com os materiais já embalados e esses podem ser utilizados logo após o processo.
Esse processo é realizado a frio, o que o torna viável e vantajoso para materiais termossensíveis. Além disso temos que ressaltar a confiabilidade do processo, o fácil monitoramento (uma vez que a única variável a ser controlada é o tempo), a possibilidade de validação do processo segundo normas internacionais ISSO 11137 e EN 552, não há resíduos (não necessita de quarentena). A radiação penetra em qualquer tipo de material, não há manuseio dos produtos no processo, o volume de produto não interfere no processo e não há necessidade de testes microbiológicos pós-esterilização.
No Brasil já existem empresas que possuem irradiador próprio para esterilizar seus produtos, como a Jhonson & Jhonson, e outras que prestam serviços, como a Empresa Brasileira de Radiação - Embrarad e a Companhia Brasileira de Esterilização - CBE .
Materiais Médico-Hospitalares
O processo de esterilização de materiais na medicina tem várias utilidades, como por exemplo:
Irradiação de produtos destinados a transplantes e implantes, prevenindo assim rejeições em potencial;
Esterilização de preservativos masculinos e contraceptivos intra-uterinos;
Esterilização de materiais descartáveis, como luvas, seringas, agulhas, gaze, mascaras cirúrgicas, entre