O Coração
O coração é um órgão oco constituído de músculo estriado especial, situado no tórax entre os dois pulmões, ocupando juntamente com os vasos que dele partem e nele chegam o mediastino médio. Pode-se defini-lo como sendo uma bomba muscular aspirante-premente cujo volume corresponde aproximadamente uma mão fechada.
Pesa mais ou menos 250 g no homem adulto e nos primeiros 7 anos de vida cresce muito rapidamente.
O coração acha-se dividido pelo septo cardíaca em duas metades, direita e esquerda.
A metade direita e o coração direito ou venoso por onde circula o sangue sem oxigênio. A metade esquerda é o coração esquerdo ou arterial no qual circula o sangue oxigenado.
Cada metade do coração subdivide-se em duas partes, uma superior e outra inferior e assim temos as 4 cavidades cardíacas: a direita o átrio e o ventrículo direitos e a esquerda o átrio e o ventrículo esquerdos.
Internamente os átrios separam-se dos ventrículos devido a presença de duas valvas conhecidas como valvas atrioventriculares direita e esquerda, também chamadas: valva tricúspide, a que separa o átrio do ventrículo direito e bicúspide ou mitral, a que separa o átrio esquerdo do ventrículo esquerdo.
CAVIDADES DO CORACAO
ATRIO DIREITO: Ao átrio direito chegam as veias cava inferior e superior que trazem ao coração o sangue venoso dos membros inferiores, abdome ( veia cava inferior) e dos membros superiores, pescoço, cabeça e tórax (veia cava superior). Também desemboca no átrio direito o seio coronariano que conduz o sangue venoso do coração. O átrio direito esta separado do esquerdo por uma parede que e uma parte do septo cardíaco, chamado septo interatrial.
O átrio direito comunica-se com o ventrículo direito através do óstio atrioventricular, limitado por um anel fibroso que da sustentação a valva atrioventricular ou tricúspide, cuja função consiste em permitir a passagem do sangue para o ventrículo e impedir seu refluxo para o átrio.
VENTRICULO DIREITO: Constitui a