o convívio familiar da pessoa idosa
¹Hellen Bessa de Oliveira
²Anete Magno e Silva Alves
²Maria Mirts Muller da Silva
²Tereza Eleonora Carrilho Burlamaqui
³Francileide Bindá
RESUMO
A sociedade contemporânea apresenta um aumento crescente da população idosa, por isso, é de grande relevância um estudo sobre a velhice e família visualizando o convívio familiar da pessoa idosa, observando como a família se apresenta neste processo, compreendendo os aspectos socioeconômicos que incidem na qualidade de vida da pessoa idosa. Este trabalho proporciona uma análise e reflexão a respeito dos indicativos que possam contribuir para a construção do conhecimento profissional sobre o convívio familiar da pessoa idosa, como forma, de garantir o bem estar e a qualidade de vida dos idosos contemporâneos.
Palavras chaves: Velhice e Família.
__________________________________________________
INTRODUÇÃO
A sociedade contemporânea apresenta um aumento crescente da população idosa, por isso, é de grande relevância um estudo sobre a velhice e a família, visualizando o convívio familiar da pessoa idosa e, observando principalmente, como a família se apresenta nesse processo, analisando os aspectos socioeconômicos que incidem na qualidade de vida da pessoa idosa.
Percebe-se que no Brasil ocorreu uma mudança considerável no perfil populacional. Este país que até alguns anos atrás era considerado de jovens, atualmente, expressa um quadro social em constante avanço, de pessoas idosas, cujas expressões sociais, emergem inúmeras discussões a respeito dos aspectos socioeconômicos que incidem no contexto do convívio familiar, um comprometimento da qualidade de vida do idoso.
A referência familiar é o principal meio de estabelecer o convívio social da pessoa idosa, devido à relação entre os membros ser uma forma de socialização do indivíduo.
Considerando, o contato afetivo entre os integrantes de uma mesma família, pode-se analisar que é