O Controle Motor
O controle motor é o processo pelo qual o cérebro coordena a atividade muscular do corpo, incluindo quais músculos devem mover-se e quais devem repousar. A sua falha pode produzir resultados que vão da paralisia ao parkinsonismo. O sucesso e o fracasso também podem ser mais sutis. A postura, por exemplo, não parece ser uma atividade consciente, mas a postura correta depende do controle muscular. Um controle motor defeituoso pode significar que alguns músculos compensam outros, levando ao desleixo, dor ou fraqueza.
As quatro fases:
A primeira fase, modalidade, significa realizar o movimento. Imagine um processo como a reabilitação de uma lesão, um ligamento do joelho rasgado, por exemplo. A primeira coisa a fazer é ganhar mobilidade, a capacidade de flexionar o joelho. A estabilidade é a segunda etapa na qual o grupo muscular, nesse exemplo, o joelho, que pode suportar o estresse sem falhar. No que diz respeito ao joelho, pode significar o suporte do peso corporal. A mobilidade controlada vem a seguir e é a capacidade de fazer o joelho funcionar como deveria, nesse caso, andar. Finalmente, na fase de habilidade, o joelho fica melhor em sua tarefa e a caminhada pode se tornar uma corrida. Agora imagine um processo sem uma lesão. Se estiver aprendendo a fazer um arremesso de basquete livre, por exemplo, em uma fase, nossos músculos "aprendem" a lançar a bola para a rede. A medida em que se tornam mais fortes e mais estáveis, pode-se jogar a bola com mais força e mais longe. A fase três ajuda a focar o objetivo, tendo em vista que você começa a controlar os movimentos delicados que fazem a diferença entre uma meta e uma perda. Por último, a habilidade melhora e a porcentagem de sucesso aumenta.
Aprendizagem da habilidade motora
A aprendizagem da habilidade motora é um treinamento para melhorar uma tarefa, como andar de bicicleta, colher maçãs ou arremessar um dardo. Nesse sentido, treinamento pode significar a repetição do movimento. Andreas R. Luft