O CONTO
O conto narra a história de Raquel, uma judia que veio para o Brasil com sua família em meados de 1917 fugindo de uma guerra em seu país. Nesta fuga em um navio clandestino, ela conhece um jovem chamado David, na verdade, ela já o conhecia pois o rapaz morava em uma aldeia próxima a aldeia em que Raquel morava. Neste momento começaram a trocar palavras, pois descobriram que eles tinham uma paixão em comum, a da leitura.
Ao chegarem ao Brasil, foram direto para Porto Alegre, após moraram no Rio Grande do Sul e por fim em São Paulo. Todos já bem estabilizados na cidade, Raquel e David se apaixonaram e casaram-se, a moça logo engravidou. Raquel como sempre apaixonada pela leitura, tinha o costume em sua gravidez de sempre ler para o seu filho histórias de escritores brasileiros. Seu sonho era que seu bebê se tornasse um belo escritor. Num momento trágico do casal, Raquel vem a falecer no parto e assim deixando seu filho orfã de mãe. Porém o marido deu continuidade ao que a mãe já fazia, que era a leitura diária para seu filho desde que ele estava em seu ventre.
O garoto cresceu e no período da escola, sua professora fez um exercício que pedia para a classe escrever uma composição com o seguinte título “Porque é bom ler?”. Todos os alunos entregaram a atividade, porém o garoto não. Simplesmente ele não conseguia escrever uma só palavra e contendo sua lágrimas, única frase que vinha a sua cabeça era “Sou um fracasso”. Totalmente desapontados consigo mesmo, ele levanta e vai em direção a professora entregar o exercício em branco mesmo. Foi neste caminhar que ele se recordou de um quadro de sua mãe segurando um livro que sempre