o contador de hisrorias
“O Conexão Reporter desta quinta, 23/08/2012, apresenta o documentário “A casa dos Esquecidos”. O programa mostra os bastidores de um hospital psiquiátrico, revelando um registro de abandono e de volencia. Há uma ano, o programa recebeu uma denuncia de que no Hospital Vera Cruz, em Sorocaba, no interior de São Paulo, pessoas doentes mentais eram vitimas de maus tratos”.
Este foi o titulo de uma reportagem exibida pelo SBT no programa Conexão Repórter, apresentado pelo repórter Roberto Cabrini, que muito nos chamou a atenção por vermos em diversas situações, pessoas sendo mal tratadas, vivendo em condições sub humanas, vimos também abuso de poder por quem tinha a responsabilidade de cuidar, falta de interesse no ser humano por parte da direção e administração do hospital, relatamos a seguir as situações que o grupo pontuou como absurdas.
Aos pacientes não tinham direito a alimentação adequada, passando fome praticamente todos os dias, por falta da alimentação, eles comiam insetos e bichos, e inclusive excrementos fecais, e o próprio vomito, não tinham direito a dormir em camas com colchões, dormiam no chão, não tinham direito a usar roupas, relataram ao repórter que passavam muito frio, inclusive pacientes vieram a óbito por hipotermia, eles se amontoavam no estrado das camas, viviam juntos homens e mulheres, chegando a serem flagrados tendo relações sexuais, sem nenhum tipo de proteção, higiene ou cuidado.
A falta de higiene é notada logo ao entrarem no hospital, não haviam pessoas em numero suficiente para esse serviço e tão pouco equipe de enfermagem, que era 1 profissional técnico e 1 enfermeiro auxiliar para cuidar de 80 pacientes, os pacientes relataram durante a matéria que eram muito mal tratados inclusive chegavam a apanhar, eram amarrados as camas, e na maioria dos casos, eram sedados