o consumidor
2004/10 136
13
O Conselho de Consumidores mandou colocar placas de publicidade sobre “Lojas Aderentes”, “Lojas Certificadas” e
“Certificados de Ouro de Qualidade” nos postos fronteiriços das Portas do Cerco e Ponte Flor de Lótus (Taipa), a título informativo e publicitário para os milhares de pessoas que passam estas fronteiras diàriamente.
Estas placas têm como principal objectivo aconselhar os consumidores a comprarem os seus produtos em estabelecimentos detentores dos dísticos “Loja Aderente”, “Loja Certificada” e, para objectos de ouro, em ourivesarias detentoras do respectivo “Certificado de Ouro de Qualidade”, não só para que, em caso de eventuais conflitos, estes possam ser resolvidos através do Centro de Arbitragem de Conflitos de Macau, mas também porque estas lojas têm contribuido para a criação de uma boa imagem do Território, através do cumprimento dos deveres a que estão sujeitas.
Embora estas placas sejam por ora, de carácter provisório, o Conselho de Consumidores tem em plano a colocação de cartazes electrónicos permanentes a substituir as existentes, e que têm a vantagem de exibirem rotativamente rúbricas mais vastas de material publicitário sobre o Conselho.
Por outro lado o Conselho de Consumidores faz um apelo aos estabelecimentos para se unirem à causa da criação de uma imagem positiva de Macau, tratando os clientes com cortesia e honestidade.
O Conselho de Consumidores convidou ainda uma comitiva composta por representantes da “Hong Kong Tourism
Board” e da associação responsável pelos testes ao ouro colhido em Macau, para uma visita às “Lojas Aderentes”, “Lojas
Certificadas”, lojas detentoras do dístico “Ouro de Qualidade”, várias ourivesarias e joalharias, lojas de “souvenirs”, etc., tendo a comitiva reconhecido que os consumidores têm mais confiança quando efectuam compras nas lojas aderentes, lojas certificadas, ou nas lojas detentoras do respectivo certificado de ouro de qualidade.
O Sr. L. S. Wah,