O consumidor e os preços
ADMINISTRAÇÃO EMPRESARIAL – 7º VESPERTINO
PROGRAMAÇÃO E PROJETOS 1
FELIPE MIGUEL GIL
O CONSUMIDOR E OS PREÇOS
Um bom relacionamento com os clientes sofre a influência direta quando se determina a forma de pagamento porque a política de preços é quem dita a demanda pelo serviço ou o bem a ser ofertado. Quando falamos do consumo e do modo como são utilizados os bens e serviços, podemos observar que não é dada devida atenção para os mesmos consumidores.
Ao botar em pratica as políticas promocionais, que visam esconder os preços que os clientes estão pagando realmente, as empresas acabam desestimulando o consumo, porque os pagamentos que ocorrem no momento do consumo aumentam a atenção e consciência sobre o custo do produto e por causa disso a probabilidade de que ele seja consumido. Portanto, as empresas acabam trocando a retenção de clientes de longo prazo pelo aumento das vendas de curto prazo. Portanto quem quiser construir um bom relacionamentos de longo prazo com os clientes, deve-se garantir que eles efetivamente utilizem seus produtos. Portanto, devem adotar políticas de preços que estimulem esse uso dos consumidores.
O consumo é importante e como a política de preços o afeta porque:
* Maior consumo significa maiores vendas: O consumo não é menos importante para as empresas que dependem de fluxos diferenciados de receitas.
* Os custos impulsionam o consumo: É mais provável que as pessoas consumam um produto quando têm consciência de seu custo.
* A precificação impulsiona as percepções de custo: consumo não é tão impulsionado pelo custo real de um produto adquirido quanto o é pelo custo percebido.
Os executivos devem tomar decisões cuidadosas sobre o momento do pagamento e a forma de cobrança de seus produtos e serviços: * Momento do pagamento: As empresas têm bastante liberdade para decidir quando devem cobrar por seus produtos e serviços.
* Pacote de preços: Os