Manejo de defensivos agrícolas
MANEJO DE DEFENSIVOS AGRÍCOLAS
1.1 Avaliação do problema A aplicação de produtos fitossanitários, ou qualquer método de controle de um "problema fitossanitário", só é válida e adequada se realmente existe o referido problema. Cabe aos técnicos a grande responsabilidade de identificar e orientar os agricultores quanto a presença de insetos, fungos, plantas daninhas, etc. ocasiona um problema fitossanitário com danos econômicos. Existem circunstâncias em que o uso de produtos químicos não é necessário, como quando os métodos culturais e/ou biológicos de controle são eficazes.
1.2 Informações e receituário agronômico Quando o uso de produtos fitossanitários é considerado necessário, devem ser obtidas informações sobre: *produtos recomendados e locais onde podem ser obtidos; *doses, diluições, épocas e freqüência das aplicações; *método(s) de aplicação; *precauções a serem tomadas; *custos por unidade da área a ser tratada. Antes da aquisição de um produto fitossanitário, deve-se obter uma receita agronômica que é prescrita por um profissional habilitado, registrado no CREA.
1.3 O processo educativo O manuseio correto e seguro dos produtos fitossanitários apoia-se, principalmente, no aplicador desses produtos. Se ele estiver informado sobre os produtos que vai manusear e compreender a importância de tomar as precauções adequadas, poderá fazer muito pela própria saúde e pela dos outros. Resulta daí que um dos pontos mais importantes é a educação, envolvendo o pessoal de decisão e supervisão (proprietários, técnicos, orientadores, administradores, feitores) e, de maneira especial, aqueles que manipulam e aplicam o produto. É com a finalidade de se obter os melhores resultados agronômicos com a utilização dos produtos fitossanitários e, ao mesmo