o conselho nacional do serviço Social
A primeira Legislação federal a respeito do Serviço social consta na carta constitucional de 1934 onde obriga o estado á amparar os desvalidos e destina as rendas tributáveis a maternidade e infância. Mas somente em 1938 sobre (Decreto lei n.525 de 1.7.38). Estatui a organização nacional de o Serviço social como serviço público com estabelecimento de organismos (nacional, estadual e municipal) de direção execução e cooperação e cria junto ao ministério da educação e Saúde o conselho nacional de serviço Social tendo que estudar os problemas do Serviço Social.
O conselho nacional de Serviço Social – CNSS – não chegou a ser um organismo atuante. Caracterizou – se mais pela manipulação de verbas e subvenções.
Havia uma falha no plano federal em centralizar e organizar as obras e instituições assistências. Sendo assim o (Decreto Lei n. 5.697 de 22.7.43), onde tem a função de fiscalizar as obras públicas e particulares.
A primeira grande instituição Nacional de Assistência social e organizar em forma de engajamento do país na Segunda guerra mundial. O objetivo era auxiliar as famílias cujo os chefes haviam ido prestar auxilio “esforço a guerra”.
O Surgimento do LBA terá o papel de apoio ao “Esforço da guerra”. Sendo assim serão lançadas diversas campanhas nacionais, como os da borracha usada, confecções de ataduras e bandagens, campanhas do livro, campanha das hortes vitória. E para os soldados haveria vários serviços de promoção e lazeres (Lazeres, espetáculos)etc.
A LBA é organizada sobre estrutura Nacional (órgãos centrais, estaduais e municipais). As escolas especializadas foram mobilizadas desde o começo da programação com implantação de novos cursos, expansão dos cursos normais realização de pesquisas, publicação de trabalhos técnicos etc.
Para suprir a demanda de trabalhadores viabilizarem o surgimento de Escolas de Serviço social atuando com movimentos de ação Social e ação