O conhecimento das mães sobre vacinas
4441 palavras
18 páginas
1. INTRODUÇÃO A vacinação é um processo fundamental para a prevenção de várias doenças transmissíveis em crianças, principalmente no primeiro ano de vida, e constitui importante fator associado à redução da taxa de mortalidade infantil. A imunização é definida como a aquisição de proteção imunológica contra uma doença infecciosa, prática que tem como objetivo aumentar a resistência de um indivíduo contra infecções. É administrada por meio de vacina, imunoglobulina ou por soro de anticorpos. As vacinas são usadas para induzir a imunidade ativa; sua administração resulta numa resposta biológica e na produção de anticorpos específicos. Assim, a imunidade é induzida contra futuras infecções pelo mesmo microrganismo (JANEWAY, 2007). Historicamente, a vacina foi alvo de polêmica desde suas origens na Inglaterra. Contudo, sempre houve os que a defenderam, na maioria médicos sanitaristas, cientistas a autoridades, todos atuantes na esfera publica. A vacina, embora tenha sido polemizada muitas vezes, os cientistas conseguiram romper barreiras e atingiu seu objetivo “como a grande arma da humanidade contra moléstias infecto-contagiosas”. As vacinas são produtos biológicos que protegem os indivíduos contra certas doenças. Podem ser fabricadas a partir de partes dos microrganismos que estimulam o seu organismo a constituir sua proteção.
Quando o indivíduo é vacinado (ou “imunizado”), o seu organismo tem a oportunidade de prevenir a doença sem os riscos da própria infecção. O organismo do paciente desenvolve proteínas protelaras chamadas “anticorpos” que destroem o microrganismo.
O organismo pode guardar na memória como produzir esses anticorpos durante muito tempo, muitas vezes a vida toda. Desta forma, se a paciente estiver exposto novamente à doença, os anticorpos serão capazes de inibir os microrganismos antes que eles encontrem uma forma de causar a doença. A vacinação ou imunização acontece quando uma pessoa é