O conhecimento científico
1. Faça um quadro comparando as características do conhecimento espontâneo e do conhecimento científico.
2. O que Gramsci quer dizer com "o bom senso é o núcleo sadio do senso comum"?
3. Leia o trecho a seguir e explique o significado da citação de Valéry, relacionando-a com as características do conhecimento espontâneo e do conhecimento científico.
Segundo a lenda, Newton teria descoberto a lei da gravitação universal ao associar a queda de uma maçã à "queda" da Lua. Ou seja, estabeleceu a relação entre a queda dos corpos (relação Terra-maçã) e o movimento da Lua (relação Terra-Lua), percebendo tratar-se do mesmo fenômeno. Explicando de outra forma: um corpo, orbitando em torno da Terra, está ao mesmo tempo caindo e se deslocando horizontalmente. Disse a esse respeito o poeta e ensaísta Paul Valéry: "Seria preciso o gênio de Newton para ver que a Lua cai, embora toda gente saiba que ela não cai".
4. A partir da citação de Kneller, analise o conhecimento espontâneo e o científico do ponto de vista da objetividade. "A ciência (...) procura remover tudo o que for único no cientista, individualmente considerado: recordações, emoções e sentimentos estéticos despertados pelas disposições de átomos, as cores e os hábitos de pássaros, ou a imensidão da Via-Láctea (...) A ciência elimina a maior parte da aparência sensual e estética da natureza. Poentes e cascatas são descritos em termos de freqüências de raios luminosos, coeficientes de refração e forças gravitacionais ou hidrodinâmicas. Evidentemente, essa descrição, por mais elucidativa que seja, não é uma explicação completa daquilo que realmente experienciamos." (Kneller)
5. A descrição da objetividade da ciência, referida na citação de Kneller, pode adquirir outros contornos na frase de Hilton Japiassu, transcrita a seguir. Comente a diferença: em matéria de ciência, não há objetividade absoluta. Também o cientista jamais pode dizer-se neutro, a não ser por ingenuidade ou por uma concepção mítica do