O conceito de intervenção
2-Contradições entre desenvolvimento e desenvolvimentismo; situando-os no tempo; Desenvolvimentismo: esta noção contém pólos modernos progressistas e pólos arcaçoes, tradicionais, atrasados. Tem haver também com pólos de grande desenvolvimentos como tecnológico e pequenos desenvolvimento que tem haver com ou não desenvolvimento das pessoas ou relativamente a nível pessoal.
Desenvolvimento: esta noção foi sobretudo buscar no séc. XIX, uma preocupação social dos países industrializados. Deste sentido há uma contradição na noção de desenvolvimento.
3-Princípios da intervenção comunitária:
7- Como se faz a entrada numa comunidade, justifique o seu ponto de vista:
A entrada na Comunidade inicia-se sobretudo num conhecimento e esclarecimento sobre um determinado projecto que será implementada na comunidade.
É necessário dar a conhecer a origem do projecto e qual foi a iniciativa.
Informar também a comunidade de quem é a iniciativa do projecto, Como surgiu, Quem é o promotor, Quem financia e quais os objectivos?
O objectivo deste projecto é baixar a delinquência de 30% a 50%. Que há na comunidade
Tendo em conta a explicação do projecto, é mais fácil entrar na comunidade.
13Relação entre Acção Social, Acção Comunitária e Desenvolvimento de Comunidade:
Acção social:
14-Na intervenção comunitária, quais as fases do processo de intervenção:
Na intervenção comunitária as fases do processo de intervenção são: Junção entre Desenvolvimento e Organização da Comunidade, Base político/institucional, Equipa interdisciplinar que provoca mudança, e Implica participação e cooperação, que Pressupõe referencial teórico, Procedimentos metodológicos, Articulação, coordenação e parceria.
15-Quais os elementos constitutivos do Diagnóstico em