O conceito de educação
Conceitos de Educação em João Comênius
Edson Pereira Lopes
Introdução:
“João Amós Comenius foi o primeiro individuo a instituir a educação como ciência sistemática, sendo uma das razões pelas quais ficou conhecido como o “pai da pedagogia moderna”. P.49-59.
A IMPORTANCIA DO PENSAMENTO DE COMENIUS PARA A EDUCAÇAO ATUAL . “Nesta forma de pensar, pode-se identificar a hermegenêutica que Ester Buffa faz de Comenius, pois, ao partir do principio de que a educação é um privilégio da burguesia insere a célebre expressão de Comenius “ensinar tudo a todos” , parecendo afirmar que o “tudo” se refere somente até certo grau de educação, sendo que os graus mais elevados deveriam ser para um grupo mais seleto, que seriam os doutores, educados para decisões politicas e a condução de outras pessoas”.
[...] “percebem-se as suas reais intenções ao instituir o livro- texto na escola, cuja a finalidade era sistematizar e ordenar o ensino de maneira que um professor, por meio do livro didático pudesse ensinar até cem alunos ao mesmo tempo.”
“Algumas das propostas educacionais de Comenius foram relevantes e avançadas para o século 17 e até hoje se encontram ecos de tais concepções refletidos nas discussões educacionais da modernidade”. P.53.
Diálogo de Comenius e Paulo Freire nas campanhas de alfabetização.
“No estudo da concepção de Comenius a respeito do ser humano verifica-se que ele acreditava que o homem somente pode ser compreendido tendo como foco sua integridade. Em outras palavras, o ser humano não pode ser fragmentado, pois ele é, em sua concepção, um “micromundo”, na medida em que é visto á luz das diferentes faces da sua existência: politica, econômica, sócia, psicológica e religiosa”.
“Para Freire, o homem não pode estar alienado do seu contexto social, e sim ativo nas discussões de seu mundo. Dai a base de seu método