Conceito de educação
A obra “Sete Lições Sobre Educação de Adultos” de Álvaro Vieira Pinto, aborda temas que são de grande relevância e que podem contribuir e auxiliar a prática pedagógica dos professores nos diversos níveis educacionais, mais especificamente na educação de jovens e adultos.
O autor trata em seu 1º tema sobre o conceito de educação, considerando-a em dois sentidos. O primeiro refere-se ao sentido restrito que contempla a educação sistematizada, abrangendo somente as fases da infância e juventude. E o amplo, que considera a educação como um processo contínuo, pois atenta-se aos diversos aspectos do desenvolvimento do ser humano durante sua existência e tem por objetivo integrá-lo ao seu meio social para que reconheça e assuma seu papel perante a coletividade.
Segundo o caráter histórico-antroplógico, a educação é vista como um processo, como um decorrer de um fenômeno, portanto um fato histórico que possui dois sentidos, o primeiro no sentido de representação histórica, que refere-se à história pessoal de cada ser humano, e o segundo, no sentido da vinculação à fase vivida pela comunidade em sua evolução.
Compreende-se desta forma, que a educação, através de seus vários procedimentos, busca desenvolver no indivíduo a capacidade de adaptar-se e de intervir em um determinado meio cultural. Sua efetivação é garantida através de um conjunto de ações que buscam incorporar nos indivíduos princípios, regras e habilidades exigidas em uma determinada sociedade, da qual eles são ou farão parte. Assim, a educação não diz respeito somente ao aspecto escolar, pois ela não deixa de ser guiada por idéias, interesses, valores e razões de uma determinada época, conjuntura, grupo cultural ou financeiro.
Segundo o professor Álvaro Vieira Pinto, a educação é responsável em transmitir os saberes produzidos pela sociedade, expressos através da linguagem, utilizando para isso diversos meios, por exemplo, nas sociedades que não utilizam a linguagem