O Circuito Integrado LM386
O que é o LM386 ?
O Circuito Integrado LM386, desenvolvido pela National, é um pequeno amplificador de áudio de baixa potência, ideal para pequenos projetos, podendo ser usado com uma infinidade de fontes de sinal, tais como pequenos sintonizadores, a placa de som do micro ou como amplificador de teste na bancada. Enfim, só você saberá como usá-lo da melhor maneira.
Características
Ao lado podemos ver a pinagem deste integrado, em invólucro DIL de 8 pinos.
Ele é fabricado em 4 tipos distintos pelos sufixos, à saber: M-1, N-1, N-3, N-4. Dentre eles, o mais comum é o LM386N-1.
O Ganho de Tensão é fixo internamente em 20 mas pode ser aumentado para 200 com 1 Capacitor ou qualquer valor entre 20 e 200 com 1 Capacitor e 1 Resistor.
A Corrente de Repouso é bem baixa, consumindo algo ao redor de 24 mW com alimentação de 6 Volts, o que o torna ideal para circuitos alimentados por pilhas ou baterias
No circuito básico, sugerido pela National, são necessários apenas 2 componentes (Capacitor e Controle de Volume)para colocá-lo em funcionamento. Pode-se notar que seu uso é muito simples, abrindo muitas possibilidades de uso.
Abaixo temos uma tabela com as características principais dos 4 tipos de integrado.
À esquerda temos o esquema interno equivalente do LM386.
Os pinos 1 e 8 são reservados para configurar o ganho do CI. Se estiverem abertos o ganho é fixado em 20. Se você colocar entre esses pinos um capacitor de 10uF, o ganho sobe para 200 e colocando um resistor em série com esse capacitor, você pode variar o ganho entre 20 e 200.
É importante lembrar que se o LM386 for usado com um ganho maior que 20, é necessário colocar um capacitor de 100nF (ByPass) entre o pino 7 e o negativo da alimentação. Esse capacitor evita instabilidades no circuito.
Ao lado temos o circuito básico sugerido pela National para uso do LM386 (Fig3).
Esse circuito tem ganho 20, pois não há nada ligado nos pinos 1 e 8. Note o capacitor de 100 uF