SENSORES DE SOM
Sensores de som: microfones, hidrofone (transdutor electroacústico que responde a fontes sonoras e as transforma em impulsos eléctricos equivalentes), sensores sísmicos.
Sensores de Som Microfone
O microfone é um componente captador de som, destinado a converter as vibrações sonoras em sinais elétricos. Eles são empregados em inúmeras aplicações, desde aparelhos telefônicos e equipamentos de gravação a sensores de distância baseados em ultra-som.
Na maioria dos microfones em uso as ondas sonoras são convertidas em vibrações mecânicas através de um diafragma fino e flexível e em seguida convertidas num sinal eléctrico através de uma bobina móvel ou por carga e descarga de um condensador
Existem diversos tipos de microfones disponíveis, cujo funcionamento baseia-se nos mais variados princípios. Os microfones dinâmicos são os mais simples de todos, apresentando um funcionamento semelhante ao dos alto-falantes (o som faz vibrar um diafragma que, por sua vez, induz uma corrente variável numa bobina eletromagnética, enquanto que nos alto-falantes acontece exatamente o oposto). Muito comuns também são os capacitivos, que baseiam-se nos capacitores variáveis. Dentre os microfones mais complexos, encontramos os parabólicos (destinados à espionagem) e até modelos baseados na refração de raios laser numa lâmina de vidro.
Quase todos os microfones utilizam um diafragma, uma película fina e flexível, que vibra quando as ondas sonoras incidem sobre ela. O modo como essa vibração é convertida num sinal elétrico caracteriza o tipo de microfone.
O microfone mais adequado às nossas aplicações, também estando presente no KDR5000, é o microfone de eletreto. Este é o modelo mais comum, podendo ser encontrado desde aparelhos