Amplificador de áudio estério
Objetivo: Projetar um amplificador de áudio estéreo, que poderá ser utilizado em diferentes a aplicações.
Introdução: Este documento apresenta as informações do projeto desenvolvido de um amplificador de sinais de áudio, senado apresentado à disciplina "Sistema de controle" contendo todo o passo do processo.
Desenvolvimento: Podemos utilizar dois circuitos integrados, o LM 386 ( PEQUENO AMPLIFICADOR DE ÁUDIO DE BAIXA POTÊNCIA). Amplificador de alto ganho e com poucos componentes.
O funcionamento do circuito é simples e está baseado nos LM386, responsáveis pela amplificação, o sinal de áudio estéreo é acoplado pelos capacitores C5 e C11, o potenciômetro estéreo logarítmico P1, serve para fazer ajuste do volume. Os componentes ligados aos pinos 1 e 8 controlam o ganho, através do uso de jumpers, pino não conetado ao pino 8 = Ganho 20, Pino 8 conectado via Resistor de 1K e Capacitor de 10µF = Ganho 50, somente o capacitor ligando pino 8 ao pino 1 = Ganho 200. Desse modo você pode configurar para atender as suas necessidades. O capacitor ligado ao pino 7 serve para evitar oscilação. A saída é acoplada via Capacitor de 470µF, se quiser utilizar com fones de ouvido adicione resistores de 100 a 220 Ohms em série com a saída.
A fonte de alimentação já está acoplada ao circuito e só será necessário ligar o cabo de força, a chave S1 serve para ligar/desligar o circuito e deve ser montada na caixa onde for instalado o amplificador e conectada via fios até a placa, para segurança do circuito está previsto um fusível. O transformador deve ser de 6 a 9 Volts/ 500mA. Se não conseguir um que caiba na placa, pode fazer a ligação por fios. Deve se ter muito cuidado ao manusear essa área da placa, tendo em vista que temos a tensão da rede de energia 110/220 V nessa parte do circuito. Então muito cuidado e só ligue na tomada depois de verificado tudo. O led serve para indicação visual de funcionamento, se preferir pode ser omitido!