O Cinema e a Crian a
3º ANO CURSO: Técnico de Apoio à Infância
O Cinema e a Criança
ELABORADO POR: Élodie Gonçalves da Silva Nº 8 TURMA: A1
PROFESSOR: Adriana Magalhães
DISCIPLINA: Sociologia
Nº do Módulo: 1 Designação: Trabalho de Pesquisa
Funchal
Abril de 2015
Índice
I. Introdução 3
II. O Cinema 4
III. Relação entre cinema e educação 6
IV. As crianças e os filmes 8
a. O que um filme deve ter para agradar às crianças? 8
V. Análise das respostas aos inquéritos 10
VI. Conclusão 16
VII. Referencias 17
VIII. Anexos 18
Introdução
No âmbito da disciplina de Sociologia, foi-nos proposto pela docente, Adriana Magalhães, a elaboração de um trabalho escrito, relacionado com a PAP (Prova de Aptidão Profissional), no qual escolhi o tema «O Cinema e a Criança».
O cinema vem se relacionando com a escola há muito tempo, embora este não seja reconhecido como meio de formação humana. Na educação da criança, a Arte do Cinema desempenha um papel importante no processo de desenvolver a criatividade. Compete ao educador contextualizar filmes numa atividade para desenvolverem capacidades nas crianças.
Duarte (2002), diz que ao mesmo tempo que “o cinema está para a escola e a escola está para o cinema” como meios de aprendizagem. Entretanto existem muitas criticas da escola com relação à baixa qualidade de alguns filmes pela veiculação de imagens violentas. Mas como o acesso a esse tipo de narrativa cinematográfica não é de controle da escola, este alunos tem acesso livre em casa a qualquer lugar sem nenhuma restrição.
O Cinema
O cinema apareceu em Portugal durante os "loucos anos 20" encarnando essa nova época de prazer e otimismo com todos os valores e comportamentos a ela ligados. Considera-se esta época como sendo de otimismo, pois apesar das grandes dificuldades de vida nunca houve tanto luxo e tanto gosto pelos divertimentos assim como pelos