O CHEFE
Um chefe é caracterizado por adotar um perfil autoritário, é temido pelos demais funcionários e não os inspira a pedir conselhos, expressar ideias ou esclarecer dúvidas; tem como objetivo o lucro ao invés de buscar um melhor desempenho de sua equipe, não motiva acertos e foca-se em apontar as falhas de seus “subordinados”.
Jorge Paulo Lemann – AMBEV, BURGER KING, HEINZ, KRAFT FOODS, LOJAS AMERICANAS, B2W COMERCIO ELETRONICO (SUBMARINO, SHOPTIME, AMERICANAS)
Não existe, no Brasil, empresário mais multinacional do que Jorge Paulo Lemann.
Lemann que começou la atrás, com a empresa Garantia, até então uma acanhada corretora de valores do Rio De Janeiro. Lemann e Garantia viraram sinônimos de agressividade no mercado financeiro – tanto para o bem quanto para o mal. Jorge Paulo Lemann, também fez fama no mercado financeiro ao criar a primeira grande gestora de private equities do pais, a GP Investimentos.
Desde os tempos de Garantia, as empresas de lemann são conhecidas por oferecer um sistema de recompensas e bonificações pelo cumprimento de metas extremamente agressivo – assim como são conhecidas também pelo altíssimo grau de exigências impostas a seus profissionais.
Curiosamente, Lemann não é o que se pode chamar de um gestor, no sentido mais convencional da palavra. Seus próprios sócios e colaboradores mais próximos costumam dizer que ele nunca teve paciência para mergulhar no dia-a-dia de uma empresa e muito menos nas minucias operacionais. Lemann enxerga seus negócios a partir da última linha do balanço.
Em 9 anos Lemann comprou a cervejaria belga Interbrew e a cervejaria norte-americana Anheuser-Busch, tornando assim a AMBEV a maior cervejaria do mundo.
Em outro espaço de 4 anos, lemann adquiriu marcas conhecida mundialmente como a Anheuser-Bush, Burger king e a Heinz, que deu um total nas 3 operações de 78 Bilhões de dólares.
Nos últimos meses surgiram rumores de que eles estaria negociando com a coca-cola, em parceria com Warren Buffet.