O cenário econômico brasileiro
SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO ciências contábeis
micheli oinhos deschievone milena da costa silva neusilene angelo da silva sthel sulaima barbosa das neves
o cenário econômico brasileiro
Cachoeiro de Itapemirim 2014
micheli oinhos deschievone milena da costa silva neusilene angelo da silva sthel sulaima barbosa das neves
o cenàrio econômico brasileiro
Trabalho apresentado ao Curso de Ciências Contábeis da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para as disciplinas de Educação a Distância; Contabilidade Geral; Fundamentos da Administração; Economia; Homem, Cultura e Sociedade; Seminário Interdisciplinar I.
Profs. Alcides José da Costa Filho, Janaína Carla S. Vargas Testa, José Manoel da Costa, Mônica Maria Silva, Regina Lúcia Sanches Malassise e Sérgio de Goes Barboza.
Tutor eletrônico: Eder Junior Garcia Manchebo
Tutor(a) de sala: Marcela Marques Moreira
Cachoeiro de Itapemirim
2014
SUMÁRIO
1 Introdução
A obsessão universal pelo crescimento tem sido acompanhada de uma idolatria do gigantismo que se espalha por todos os ramos de atividade. Há uma crença generalizada de que o que é grande é melhor e mais eficaz. No entanto, o que se observa na atividade econômica é que essa crença na verdade é uma falácia. É verdade que para certas atividades econômicas as grandes empresas são mais eficazes.Do ponto de vista econômico-social, na grande maioria das atividades, as pequenas e médias empresas são mais eficazes.
Mas o que preocupa é saber por que os índices de mortalidade das pequenas são tão elevados. Quais seriam os motivos que levam a empresa a essa baixa sobrevivência? Esses motivos são de duas ordens: motivos externos e motivos internos. Os motivos externos dizem respeito ao que ocorre no meio ambiente da empresa, que está fora