O cavalo de guera
O filme mostra a historia de um cavalo, que no inicio não tinha nenhuma condição de ser usado para o trabalho na lavoura, pois não era um cavalo apropriado e precisava ser treinado. Muitas pessoas não acreditavam no potencial desse cavalo, e por isso ele não era muito valorizado, a surpresa foi que no primeiro leilão o cavalo foi vendido por 30 para um Senhor que foi considerado imprudente, pois até a sua esposa achou um exagero o preço que o cavalo foi comprado.
O senhor que comprou o cavalo confiava em seu potencial, porém não tinha paciência para ensiná-lo, seu filho assumiu a responsabilidade e com muito amor e carinho soube treinar o cavalo para puxar o arado e ser útil na lavoura. O cavalo começou a surpreender muita gente que não acreditava em seu potencial, pois com muita coragem e dedicação ele conseguiu com a ajuda do menino preparar toda a terra para o plantio.
O dono do cavalo tinha uma divida muito alta e se não pagasse poderia perder sua fazenda, a ajuda do cavalo para puxar o arado e preparar a terra foi boa, porém houve um imprevisto desagradável na quela noite fia e escora ouve uma grande tempestade e toda a plantação se estragou. O senhor para não perder a fazenda teve a ideia de vender o cavalo para o exército, seu filho quando soube ficou bastante chateado, mas não teve jeito o cavalo foi vendido por 30 para um soldado.
O cavalo foi para a guerra, mas o soldado que estava responsável por ele acabou morrendo em batalha, e o cavalo acabou sendo dominado pelos inimigos de batalha.