Adolescência
O aparecimento da adolescência é marcado por um período de aumentos acelerados tanto no peso como na estatura. O genótipo de um adolescente desempenhará o papel determinante em medidas corporais lineares, maturação esquelética, maturação sexual e no tipo de corpo. Cada um desses aspectos pode ser modificado até certo ponto, porém um indivíduo não consegue ir além do seu potencial herdado.
Altura
É um período definido de crescimento acelerado acontece no final da infância. Esse período é conhecido por uma variedade de termos, incluindo surto de crescimento adolescente, período de aceleração pré-adolescente e período circumpúbere. Esse período começa antes da maturação sexual. Portando, para nossos objetivos, nos referiremos a ele como surto de crescimento adolescente.
O surto de crescimento adolescente (período circumpúbere) é um período que dura aproximadamente 4 anos e meio. Os meninos, em média, iniciam seus surtos de crescimento por volta dos 11 anos, alcançam sua velocidade de chegada ao pico de altura por volta dos 13 anos e estabilizam-se aproximadamente aos 15 anos. As meninas estão aproximadamente 2 anos na frente, iniciando seus surtos de crescimento por volta de 9 anos de idade, atingindo a velocidade pico com 11 anos e estabilizando-se por volta dos 13 anos de idade (Malina e Bouchard, 1991). O crescimento continua posteriormente, ao final do surto de crescimento, porém em ritmo bem mais lento.
Os meninos parecem alcançar suas alturas maduras adultas por volta de 18 anos e as meninas aproximadamente aos 16 anos (Malina e Bouchard, 1991).
Os resultados são claramente evidentes em equipes esportivas juvenis típicas, em que “homens” e “meninos” são frequentemente agrupados, com pouca ou nenhuma acomodação para variações de maturação. Lembre-se de que o desenvolvimento é influenciado pela idade, mas não depende dela. Basear-se excessivamente na idade cronológica como guia para seleção de equipes esportivas juvenis é