o caso dos exploradores de caverna
Processados e condenados a morte pela forca, os acusados recorreram da decisão do Tribunal do Condado de Stowfield à Suprema Corte de Newgarth. Os fatos que os levou a sentença condenatória são os que a seguir enuncia o Presidente desse alto Tribunal em seu voto
Presidente Truepenny, C.J
Em maio de 4299 5 exploradores membros da sociedade espeleológica, uma organização amadoristica partiram em mais um dia de labuta para uma caverna de rocha calcária.Porém quando adentraram a caverna houve um acidente, um grande desmoronamento de terra e enormes pedras cairam sobre a entrada da caverna , deixando os exploradores presos.
Assim que notaram que os exploradores não retornavam acharam notas na sede da sociedade que apontavam o local das escavações,imediatemente houve uma grande comoção das autoridades na busca dos exploradores.Assim que localizaram a caverna várias maquinas e uma grande quantidade de funcionários foram deslocados para o resgate, em uma dessas investidas 10 operários morreram em virtude dos deslizamentos constantes de terra.O custo da operação tambêm foi enorme, orgãos públicos e privados uniram força neste resgante que só aconteceu no trigésimo segundo dia.
Desde que se soube que os exploradores tinham levado pouca comida para caverna e tambêm não havia alimentação vegetal e animal no interior da mesma, temiam pelas suas vidas, pois era possivel que não aguentassem até o dia que a caverna fosse desobstruida.
No vigésimo dia a partir da ocorrencia da avalanche soube-se que os exploradores tinham levado consigo para caverna um rádio capaz de receber e enviar mensagens, instalou-se imediatamente um aparelho semelhante no acampamento,estabelesendo-se imediatamente contato com os homens dentro da caverna.Assim que o contato foi estabelecido pediram estes que lhe informassem quanto tempo seria necessário para liberta-los. Os engenheiros responderam que precisavam de pelo menos dez dias