O carrasco
O filme passa-se em um mosteiro, onde conta a história de dois amigos órfãos, que depois de separados servem a caminhos opostos. George passa a viver uma vida religiosa, e Martin um soldado.
Martin após anos, volta ao mosteiro, e se envolve com Anna, a filha do carrasco, que é considerada bruxa e também intocável (carrasco naquela época, tinha a função de torturar ou “arrancar” a cabeça daquele que for condenado pela igreja. Ás pessoas apoiavam a ação do carrasco, mas no dia a dia, o excluíam da sociedade) porém, Martin se envolve com Anna, e o fruto dessa relação gera um filho.
Martin vai até ao mosteiro e pede ao seu amigo, George para que realize o casamento do casal e batize o filho, mas ele se recusa pelo fato de Anna ser uma intocável. Mas, não somente George, como também o substituto do pai de Anna (que morre no inicio do filme) não aceita o casamento de Anna com Martin, por ser apaixonado por ela e pelo fato de perder o emprego de carrasco para Martin.
Martin casa-se com Anna, e se torna o novo carrasco do mosteiro, que após mostrar sua capacidade, agrada aos sacerdotes. O rapaz exerce sua função de torturar e matar pessoas com pena, mas caso contrario quem morreria seria a sua família.
Naquela época a igreja estava sofrendo diversos conflitos e uma perseguição contra hereges e anabatistas se inicia, George comandava a aquilo tudo, sabia que corria o risco de perder seu cargo de importância na igreja.
Um coração de ouro com cabelos de uma santa dentro é roubado, a igreja acusa um herege, que realizou o casamento de Anna e Martin, e ele acaba sendo morto, mas o coração não foi encontrado. O substituto do pai de Anna, acusa Martin dizendo que ele quem abrigava ao herege, e assim o rapaz é preso. Porém após um interrogatório de uma “prostituta” ela revela que Martin é filho de um sacerdote, que com a verdade, liberta o filho lhe entregando a chave.
Martin vai à busca da