O Capote
SUMÁRIO
I - Resumo da obra 2
II – O Autor 4
III – Análise e Discussão 5
IV – Considerações Finais 11
V – Referências Bibliográficas 12
I – RESUMO DA OBRA
O texto narra a vida de um funcionário público de uma certa Repartição russa, chamado Akaki Akakievitch, um homem solitário completamente desprezado e desrespeitado pelos companheiros de trabalho.
Na Repartição, ele exercia atividade de copista e a executava com muita dedicação e sem ambição de crescimento. Trazia trabalhos até para casa, muitas vezes apenas por divertimento e satisfação.
Akaki vivia em Sampetersburgo na Rússia e, como fazia muito frio durante o inverno, as pessoas costumavam vestir um capote para sair de casa, porém seu capote especificamente estava em péssimas condições de uso, uma vez que ele nunca se preocupou com seu vestuário. Certo dia, Akaki levou seu capote para o alfaiate arrumar, mas este lhe disse que não havia conserto. Muito decepcionado, ele mudou alguns hábitos diários, inclusive deixou de comer, para economizar dinheiro em meses e assim poder mandar fazer um novo capote.
Concentrou todos os seus objetivos e forças no casacão novo. Quando ficou pronto, ele tratou logo de usá-lo e todos na Repartição repararam no seu visual de imediato. Foi até convidado para um chá na casa do ajudante do chefe, sentindo-se um homem importante e aceito por todos.
Akaki foi ao chá, ficou por pouco tempo e logo foi embora, já que se sentiu um pouco deslocado.
No caminho de volta a sua casa, alguém o surpreende e rouba-lhe o capote, seu único “bem” durante toda uma vida.
No dia seguinte, faltou pela primeira vez na vida ao trabalho e procurou as autoridades competentes para obter seu casaco recém-adquirido de volta, porém nada fizeram. Até que resolveu dirigir-se ao general, por sugestão de outro funcionário. Esta "alta personalidade" julgou um absurdo Akaki ter-lhe procurado por causa de um simples capote e