o capitalismo e suas caracteristicas
Características da sociedade capitalista
Apesar das profundas diferenças existentes entre os países capitalistas, algumas características básicas são comuns a todos eles, pois fazem parte do molde do sistema capitalista ou seja o sistema político-econômico capitalista abrange quase que a totalidade dos países do mundo, sempre com as mesmas características, tais como:
Estrutura de propriedade: Predomina a propriedade privada, pois a maioria dos meios necessários para a produção, tais como fábricas, terras, maquinas usinas, portos, ferrovias, minas, etc., pertencente a agentes econômicos privados. No entanto, em muitos paises, o estado também é dono de muitos meios de produção. Atua como capitalista através de empresas estatais, principalmente em setores básicos e de infra-estrutura.
Objetivo: Os agentes econômicos, privados ou estatais, buscam incessantemente a reprodução do capital, ou seja, a constante obtenção de lucros. A diferença fundamental é que uma empresa privada que opera no vermelho pode ir a falência, ao passo que uma estatal normalmente recebe subsídio governamentais (ou seja, recursos dos contribuintes) para manter-se.
Mecanismo de funcionamento da economia: Os agentes econômicos (Indivíduos ou empresas instituições publicas ou privadas) fazem seus investimentos guiando-se pela lógica do mercado, ou seja, como base na lei da oferta e da procura. Investem sempre com o objetivo de obter a maior rentabilidade possível, daí a concorrência se estabelece em todos os setores. No entanto, há também muitas outras áreas monopolizadas, oligopólizadas e cartelizadas, nas quais na prática, não há concorrência. O Estado, muitas vezes, intervém, numa economia oligopolizada como agente planejador ou simplesmente como agente econômico. Esses