escola
Dmitri Ivanovitch Mendeleev nasceu em Tobolsk (atual Tyumen Oblast), na Sibéria, Rússia, em 1834. Em 1856, Mendeleev gradua-se em Química, na Universidade de São Petersburgo, onde atua como professor até 1890.
Mendeleev desenvolveu diversos trabalhos na área de química e física, não se restringindo apenas à periodicidade dos elementos químicos. Alguns dos assuntos de interesse de Mendeleev foram: expansão de líquidos, temperatura crítica de gases, natureza e origem do petróleo, natureza de soluções, recursos naturais da Rússia, etc.
Mendeleev não descobriu nenhum elemento químico presente na tabela periódica, entretanto, organizou os 63 elementos descobertos até então e realizou previsão de existência de vários.
Em 1860, em um congresso em Karlsruhe, na Alemanha, muitos cientistas discutiam sobre pesos atômicos e pesos equivalentes dos elementos. Mendeleev participou deste congresso e percebeu que os pesos atômicos poderiam ser uma característica fundamental dos átomos. A partir disso, ele começa a desenvolver estudos sobre uma forma de organizar os elementos químicos, de acordo com os seus pesos atômicos. Em 1869, em um livro (Princípios de Química), Mendeleev publica a sua primeira tabela periódica. Ele concluiu, a partir de estudos de valência de elementos em seus óxidos, que havia uma variação periódica de determinadas propriedades em função de seus pesos atômicos.
Mendeleev, em sua tabela periódica, tenta ordenar os elementos e seus óxidos de acordo com propriedades semelhantes, o que possibilita a ele, a previsão de outros compostos, de elementos ainda não descobertos. Além disso, os seus estudos sobre os elementos químicos, possibilitavam a previsão, não só de novos elementos químicos, mas também, de suas propriedades. A previsão de propriedades físicas e químicas de elementos, ainda não descobertos, foram feitas com tal precisão, que quando os elementos foram descobertos, as previsões se concretizaram, ou seja, as