OS deuses estao loucos
O filmefoi lançado em 1980 escrito e dirigido por Jamie Uys, narra a história de Xixo,um bosquímano do Kalahari, protagonizado por Nixau, um fazendeiro Nambiniano, ele fazia parte de uma tribo que nãoconhecia o mundo além dos seus territórios.
Certo dia, um avião sobrevoando o território de Kalahariano, o piloto joga uma garrafa de coca-cola, que atingindo em cheio a cabeça de uma criança nativaproduzindo um alvoroço e abalando todos da tribo.
Eles interpretaram como um presente dos deuses, pois jamais haviam visto algo como aquele, e perceberam que se tratava de algo diferente, mas esseacontecido provocou muita confusão e conflitos na tribo, pois havia apenas, uma garraga, não daria para dividir com todos, e perceberam que quele artefato trouxe tristeza, sentimentos contrários entre eles,era preciso resgatar novamente a paz entre todos, eles então, dedidiram o que fazer com a garrafa, jogá-la fora do mundo.
Xi um menbro da tribo, se oferece para missão, então partiu levando-aconsigo, foi então que ele se dá conta que fora da sua tribo existiam pessoas totalmente diferente deles, que eram a civilição ocidental, ele percebe um mundo novo aos seus olhos.
Xi sente fome, na suainocência resolve matar um animal, não sabia das leis humanas, da idéia de propriedade privada, ele julgava que tudo era de todos, pois assim sempre vivera, na natureza tudo era do homem e
Neste espaço de diálogo, em que se fala da vida, ou de pequenas fracções dela, onde, com a espontaneidade e a natural fluência das conversas mais aprazíveis, podemos trocar pontos de vista, iremos procurar partilhar algumas reflexões à margem do filme «Os deuses devem estar loucos».
Este filme cómico não é, nem recente, nem um clássico detentor de recordes de bilheteira, mas, nem por isso, é menos aliciante e menos provido de matéria de reflexão - tal como em muitas ocasiões da vida, nem sempre as situações mais espectaculares, mais sofisticadas, são aquelas que mais