O caminho da sustentabilidade
As catástrofes naturais que vivemos hoje,estranhas e inusitadas como nunca antes foram vistas em nosso planeta. refletem uma única coisa: Desequilíbrio .
Exemplos disso: secas e enchentes em áreas que antes não sofriam com esses males, Geleiras milenares desaparecem aceleradamente sem que se possa fazer nada e nem se medir as conseqüências. Furações no Atlântico Sul, entre muitos outros.
O homem destrói o meio ambiente que o cerca como nunca.
Felizmente,o homem tambem esta vendo a tempo que somente a convivência sustentável com o ambiente que os cerca é a chave para a sobrevivência de nossa espécie.
Nunca se falou tanto em sustentabilidade como agora.
O conceito amplo representado pelo desenvolvimento sustentado considera todo um conjunto de concepções e atitudes, destacando-se:
A preservação ambiental para dar condições de vida a gerações futuras.
[pic]
Ser sustentável para com o planeta, tomando atitudes sustentáveis,isso significa não gastar demais, permitir a renovação dos recursos e não destruir aqueles que existem na Natureza.
[pic]
Tomar consciência de tudo o que você está usando em excesso. Gastar sem preocupação recursos que são escassos podem trazer conseqüências no futuro.
[pic]
Atitudes que ajudam o planeta tem que começar a ser feitas.
Pois e necessário planejar as aptidões das rochas e dos solos para o assentamento de populações. É necessário impedir assentamentos em área impróprios como áreas de preservação ambiental ou antigos lixões. É necessário impedir novos assentamentos em áreas de risco e remover as atuais habitações das áreas de risco.
O conceito de área de risco há muito é muito bem definido pela engenharia.
São basicamente as áreas sujeitas a alagamentos pertencentes à planícies de inundação de bacias hidrográficas ou áreas de elevadas declividades.
É importante entender que a busca por caminhos da sustentabilidade global, passam