O básico para a gestão empresarial
1 Traz uma visão simples e objetiva que demonstra que soluções "mirabolantes", muitas vezes, não são necessárias. Fazer o básico também traz resultados positivos
Com o crescimento da competitividade no mercado corporativo, cresce também o compromisso com a gestão do negócio. E como a pequena e média empresa devem cuidar dessa gestão?
Basicamente, a gestão empresarial se inicia e termina em pessoas, portanto, os talentos humanos devem ser utilizados como um diferencial competitivo. Para que isso aconteça é necessário investir no desenvolvimento desses profissionais e assim suas atividades serão realizadas com maior eficácia e trarão melhores resultados.
É necessário enfatizar que as empresas tenham mais do que “tarefeiros”, é fundamental que os profissionais tenham uma visão mais sistêmica do todo e possam participar do processo de crescimento do negócio.
A primeira pergunta de muitos empresários é: “O caminho citado acima é básico e conhecido por todos, mas porque então não dá certo quando aplicada a minha empresa?”
Partindo do princípio de que cada organização é única e os profissionais que fazem parte dela também, podemos dizer que as soluções para qualificação e evolução profissional têm que ser personalizadas a cada negócio. O que é bom para o concorrente ou para a empresa de um amigo, nem sempre é bom para a sua empresa.
A segunda pergunta de muitos empresários é: “Como criar soluções personalizadas?”
É fundamental que todos os profissionais de todas as áreas da empresa estejam alinhados com os objetivos da empresa e possam por meio desse processo de desenvolvimento profissional se manter focado nos resultados esperados e conscientes da necessidade do equilíbrio financeiro e comercial para uma boa saúde empresarial, ou seja, é necessário que a equipe estude e entenda as necessidades de clientes externos e internos para que possa traçar suas metas e ter direcionamento.
É claro que cada