O Bugio Trabalho Vers O Final
Forte de São Lourenço do Bugio
Madalena Lopes Natário Pinto Gomes
25 de Março de 2011
Índice
Introdução 3
1. Localização 4
2. História 5
2.1. Origem 5
2.2. O Início das Obras 6
2.3. O Desenvolvimento das Obras 7
2.4. A conclusão das obras 8
2.5. O Novo Farol 9
2.6. Do século XIX ao XXI 10
3. Características 11
Conclusão 12
Bibliografia 13
Netgrafia 13
Anexos 16
A – Imagens 17
B - Artigos e Documentos 25
C - Dados cronológicos 26
Introdução
O tema é O Bugio, e foi escolhido devido ao facto de ser um monumento muito bonito da nossa Freguesia de Oeiras, e também por ser um tema que nos suscitasse interesse.
O objectivo deste trabalho é saber como foi construído o Bugio, por todas as mudanças por que já passou, bem como as suas características.
O trabalho é constituído pela Capa, onde evidenciamos os membros do grupo e onde apresentamos uma fotografia do monumento; depois temos o Índice, onde temos indicado todos os capítulos do nosso trabalho; de seguida, no capítulo Localização, mostramos onde se situa o Bugio; depois, no capítulo História, apresentamos a História do Bugio (qual a sua Origem, a desenrolar das Obras da sua construção, seguido do capítulo O novo farol, onde explicamos quando entrou em funcionamento e por que razão foi construído, sendo que havia outro inicialmente; depois podemos ver a que episódios históricos este Farol do Bugio assistiu, no capítulo Do século XIX ao XXI); de seguida, no capítulo As características, apresentamos as características deste conhecido farol; na Bibliografia e Netgrafia apresentamos todos os livros e todos os endereços da Internet a que recorremos; por fim, nos Anexos, apresentamos algumas imagens e informações adicionais à base do trabalho.
Para realizar este trabalho, resolvemos começar pela parte prática, ou seja, fizemos um desenho do Farol do Bugio e recortámos em rectângulos de igual área. Depois da parte prática concluída realizada, passámos à parte escrita, onde começamos