Sou eu

1429 palavras 6 páginas
“Quem sou eu...”: Como desenvolver esse tema em uma redação?
Uma das solicitações mais frequentes, como tema de redação em escolas, provas de seleção, vestibulares e mesmo em pedidos de orientação no site Redação Criativa é o tema “Quem sou eu?". O assunto já foi solicitado em provas de grandes concursos e, por tratar-se de um autorretrato, uma exposição de si mesmo, muitas pessoas têm dificuldade em elaborar o texto.

A mais importante orientação que se deve ter em mente, ao escrever um texto com esse tema é que se trata de uma DESCRIÇÃO! Uma descrição de SI MESMO, um relato sobre as características que compões o seu ser, seu modo de agir, de pensar.

Que tal conversarmos sobre as características gerais deste tipo de produção textual?
Segundo o autor Othon M. Garcia (em Comunicação em Prosa Moderna), "a descrição é a representação verbal de um objeto sensível - ser, coisa, sensação ou paisagem - através da indicação dos seus aspectos mais característicos, dos pormenores que o individualizam, que o distinguem. Isto não significa que descrever coisas consista em enumerar o maior número possível dos detalhes que compõem o objeto. É preciso assinalar os traços mais singulares, os mais salientes, dispondo-os de tal forma que, do conjunto, ressalte uma impressão dominante e singularizante.”

Ou seja, a finalidade da descrição é transmitir a impressão que a coisa vista (ou imaginada!) desperta em nossa mente, através dos sentidos. Ela é mais do que fotografia. Porque é INTERPRETAÇÃO também, salvo quando se trata de descrição técnica, científica ou jornalística. Tente, sempre, captar a “alma” do objeto que você está descrevendo. Normalmente, o grande erro de quem faz uma descrição é ceder ao impulso inicial de dizer O QUE É a coisa descrita!

A grande pergunta que deve ser respondida ao descrever, no entanto, é: COMO É a coisa?

Imagine-se, por exemplo, contando a alguém que nunca viu um morango como é a fruta. Explore, então, todos os sentidos: ela

Relacionados