O brasil
O nascimento do Brasil como país independente encontra-se dentro do contexto de crise do Antigo Regime e do sistema colonial e manteve a integridade do território,até mesmo ampliando fronteiras,enquanto a America espanhola fragmentou-se em diversos países.
O processo de independência do Brasil começou com um rei europeu fugido das guerras napol. leônicas e ideia de formar um império luso-brasileiro nos trópicos.Os planos não deram certo,mas outro império se formou:o Brasil
Reconhecimento da Independência[editar | editar código-fonte]
Era uma questão crucial para o Império brasileiro. As monarquias absolutistas europeias eram hostís à independência do Brasil. Os E.U.A. foram o primeiro país a reconhecer o governo brasileiro, em maio de 1824. Alguns meses antes fora divulgada a Doutrina Monroe, pela qual o presidente James Monroe declarava que os E.U.A. não aceitariam qualquer intervenção recolonizadora da Europa no continente americano. Graças à mediação da Inglaterra, em agosto de 1825, a coroa portuguesa reconheceu a independência do Brasil. Sua Majestade El-Rei o Senhor Dom João VI outorga uma Carta Patente datada de 13 de Maio de 1825 em que eleva o Reino do Brasil à categoria de Império, separando a administração interna e externa do Império do Brasil da administração dos dos Reinos de Portugal e Algarves, tomando para si e seus sucessores o título e dignidade de Imperador do Brasil e Rei de Portugal e Algarves, cedendo e transferindo o pleno exercício de soberania e de governo na pessoa de seu filho, o Príncipe D. Pedro.
Carta Patente - 13 de Maio de 1825