o brasil é um pais em transição demográfica
A média da densidade mundial é de 40,26 hab./km², no Brasil segundo censo de 2000 do IBGE a média brasileira contava com 19,86 hab./km².
A população do Brasil é má distribuída, como podemos ver na região sudeste que abriga, mais de 46 % da população absoluta, onde somente São Paulo conta com 37.032.403 habitantes, sendo a Unidade da Federação mais populosa, enquanto Roraima com 324.397 habitantes, segundo censo de 2000 é a menos populosa.
A principal razão para tal situação é o crescimento desordenado da população, onde os fatores são o crescimento vegetativo e os movimentos migratórios.
O Crescimento Vegetativo sendo a principal causa do crescimento populacional atualmente é o resultado da diferença entre a Taxa de Natalidade e a Taxa de Mortalidade (CV=TN-TM).
Analisando os gráficos, observamos uma queda muito grande tanto na taxa de natalidade quanto na taxa de mortalidade, mas os percentuais, principalmente da taxa de natalidade ainda são muito elevados.
Para a taxa de natalidade os fatores responsáveis por esses dados são:
-Pouca Informação da população;
-Não há controle de natalidade e de planejamento familiar.
No entanto os fatores responsáveis pela queda da taxa de natalidade são:
-Urbanização;
-Casamentos tardios;
-Elevação do padrão socioeconômico;
-Difusão e maior adoção dos métodos anticoncepcionais;
-Controle espontâneo da natalidade.
Para a taxa de mortalidade os fatores são:
-Subnutrição;
-Baixo padrão sanitário;
-Epidemias;
-Precária rede hospitalar.
Crescimento Populacional Rural x Urbano
O gráfico acima mostra a evolução da caracterização da população do Brasil, podemos observar que na década de 50 a população rural era muito maior que a população urbana, já na década de 1970 com o fortalecimento do êxito rural, a população urbana passa a ser superior que a rural, que desde então teve seu crescimento constante, dando a característica atual à população brasileira.