O Brasil e a economia global
O artista começou o retrato em 1503 e terminou-o três ou quatro anos mais tarde. A pintura a óleo sobre madeira de álamo encontra-se exposta no Museu do Louvre, em Paris, e é a maior atração do museu.
O quadro apresenta uma mulher com uma expressão introspectiva e um pouco tímida. O seu sorriso restrito é muito sedutor, mesmo que um pouco conservador, e a identidade da pessoa retratada continua causando polêmica.
As teorias sugerem que se trata do retrato de:
Isabelle de Este, membro da nobreza que governava a província de Mantova
uma amante do nobre italiano Giuliano di Medici
a idealização da "mulher ideal", segundo da Vinci
um adolescente vestido de mulher
~ História ~
A pintura foi trazida da Itália para a França pelo próprio Leonardo da Vinci, em 1516, quando este foi convidado pelo rei Francisco I de França para trabalhar na sua corte. Francisco teria então comprado a pintura, que passou a ser exibida em Fontainebleau e, posteriormente, no Palácio de Versailles. Só após a Revolução Francesa, o quadro foi exposto no Museu do Louvre, onde se conserva até hoje.
O imperador Napoleão Bonaparte ficou apaixonado pelo quadro desde a primeira vez que o viu. Portanto mandou colocá-lo nos seus aposentos. Porém, durante as guerras com a Prússia, a Mona Lisa, bem como outras peças da coleção do museu francês, foi escondida em um lugar seguro.
de Napoleão.
Acreditou, assim, que se roubasse a pintura do museu e a devolvesse ao seu país de origem, tornar-se-ía o herói da Itália. E o que sonhou não fugiu, de fato, à realidade. Quando se apagaram as luzes do museu, Vincenzo