O Brasil no mundo
Além de toda sua cultura e de suas belezas naturais, o Brasil vem tomando reconhecimento como país próspero. Desse modo, está entre as 10 maiores economias do mundo, sendo frequentemente alvo de eventos de grande importância como as Olimpíadas e a Copa do Mundo.
O Brasil possui atualmente uma economia forte e sólida. O país é um grande produtor e exportador de mercadorias de diversos tipos, principalmente minerais, agrícolas e manufaturados. As áreas de agricultura, indústria e serviços são bem desenvolvidas e estão em bom processo de expansão.
Os principais produtos que o Brasil exporta são: minério de ferro, aço, soja e derivados, automóveis, cana-de-açúcar, aviões, carne bovina, café e carne de frango.
Os principais produtos que o Brasil importa são: petróleo bruto, produtos eletrônicos, peças para veículos, medicamentos, automóveis, óleos combustíveis, gás natural e motores para aviação.
Bloco Econômico
A formação de blocos econômicos é a tendência comercial por conta da economia mundial globalizada. Seu objetivo de criação é facilitar o comércio entre os países membros. Adotam redução ou isenção de impostos ou de tarifas alfandegárias e buscam soluções em comum para problemas comerciais.
O Brasil é membro do bloco MERCOSUL (Mercado Comum do Sul), junto com Paraguai, Uruguai, Argentina, Venezuela e, futuramente é possível a entrada do Chile, Colômbia, Peru e Bolívia.
O objetivo principal do MERCOSUL é eliminar as barreiras comerciais entre esses países, aumentando o comércio entre eles. Outro objetivo é estabelecer tarifa zero entre os países e num futuro próximo, uma moeda única.
Já tiveram como avanço a instalação da Zona Livre de Comércio