O BRASIL IMPERIAL- REPERCURSOES DA REVOLUCAO DELINEAMENTO DO IMPERIO DO BRASIL 1808/1831 OLIVEIRA
1430 palavras
6 páginas
O BRASIL IMPERIAL- REPERCURSOES DA REVOLUCAO DELINEAMENTO DO IMPERIO DO BRASIL 1808/1831 OLIVEIRANo caso especifico do anos 1808 -1831 refletimos sobre os eventos e transformações que se verificaram na America portuguesa,esse período mesmo distante fascina e foi uma base para surgir o estado de perfil monárquico e da nação do Brasil, onde os acontecimentos sensacionais como a chegada da coroa portuguesa no RJ em 1808, da criação do reino unido de Portugal em 1815, oficialização do rompimento dos reinos em 1822 e abdicação de D. Pedro I em 1831, representavam o valor inestimável para se compreender as circunstâncias históricas.
No ano 1822-1831 foram registrados por diferentes sujeitos históricos como uma revolução , que substituiu o império português assentando um governo monárquico constitucional e denominado como império do Brasil, essas condições foram interpretadas como demonstração da independência da sociedade e seu deliamento como nação.
A independência que ocorreu em 7 de setembro em 1822 não pode ser atenta ao significados específicos pois é um conjunto de condionamento históricos e políticos que não se confunde em um único evento como a proclamação da republica as margens do Ipiranga é um processo;a proposta era de construir a independência nacional, articulando a uma monarquia a uma constituição que estabelecesse limites ao poder real e garantise direitos e liberdade civis e política aos cidados do império, onde pretentia contestar o absolutismo de D. Joao VI pai de D. Pedro I desde 1808, a idéia de independência deu no inicio a propostas liberais que promoveria grandes tranformacoes internas aos reinos de Brasil e Portugal.Desse modo o projeto era assegurar os direitos inalienáveis a vida,liberdade e propriedade em como o se sustentar a recomposição da nação e da unidade do império que havia sido esmagada por guerras. Desse modo a independência era a palavra que mobilizava e se contropunha a escravidão política, onde os homens livres